terça-feira, 3 de outubro de 2017

PARBOILIZADO, BRANCO OU INTEGRAL; QUAL É O MELHOR ARROZ PARA A SAÚDE?


saúde e bem-estar

Processo de fervimento do arroz parboilizado permite que nutrientes e minerais sejam absorvidos, tornando-o nutricionalmente melhor

Não Brasil são consumidos, principalmente, três tipos diferentes de arroz: parboilizado, branco e integral, com suas variações (Foto: Bigstock)
No Brasil são consumidos, principalmente, três tipos diferentes de arroz: parboilizado, branco e integral, com suas variações (Foto: Bigstock)


Em um ranking dos melhores tipos de arroz para a saúde, os nutricionistas fazem a seguinte classificação: em primeiro lugar, o arroz integral, que mantém os nutrientes e como fibras na casca; na época em que se trata de um pacote de fervimento, mantém os minerais e nutrientes conservados em relação ao arroz branco, que ocupa o último lugar da tabela.

O arroz integral na primeira colocação não é novidade, mas para quem não consegue se acostumar ao sabor e à textura desta variedade, saber que é uma segunda opção e tão em equilíbrio quanto a uma boa notícia.

"Como o parboilizado é deixado de molho e parcialmente fervido, os nutrientes hidrossolúveis entram no rice. Nas tabelas de classificação de alimentos não são conhecidos em mais de micronutrientes, como vitaminas e minerais, há sem parboilizado, mas é sabido que ele é melhor que o branco e pior que o integral ", explica Gisele Pontaroli Raymundo, nutricionista e professora do curso de nutrição da PUCPR.

Esses gustações, inclusive, comprovados em duas pesquisas de doutorado da USP, com um detalhe a mais. Quando comparado ao arroz integral, o parboilizado demonstra o tempo de vida maior. Nutricionalmente, porém, continua em segundo lugar. O integral, em média, de acordo com informações da USP, 20% a mais de proteínas e cerca de 2,5 vezes mais fibras que o branco polido, sem falar nos minerais, lipídios e vitaminas.

"O arroz tem uma casca e, no caso do branco polido, essa casca é retirada, e é onde estão os micronutrientes. Então é o arroz, o amido, a parte branca, fonte de carboidratos ", ressalta a nutricionista.

Arroz "amarelão" - é como também se chama o arroz parboilizado. O que há de novo é bem cozido, parcialmente aquecido, fervido, que indica o processamento pelo qual passa o arroz. Isso torna o mais resistente, com maior vida útil e sem o risco de empapar, mesmo com uma adição de água extra.

Erros na hora do preparo

De nada adianta, no entanto, comprar o arroz mais saudável e preparar-lo de forma errada. De acordo com Jennifer Partika, nutricionista clínica do hospital Santa Cruz, é comum que como pessoas errem o preparo principalmente no momento de aplicar o sal e do óleo.

"Quanto mais óleo, mais gordura nenhum alimento e torna-se mais difícil para o organismo absorvedores nutrientes. O arroz não perde os nutrientes que já tem, mas fica realmente menos saudável ", reforça a nutricionista. Da mesma forma, o sal em excesso aumenta a quantidade de sódio consumida no dia, favorecendo problemas cardiovasculares.

"A quantidade de sal ideal depende de cada pessoa e da dieta geral do paciente. Não é possível falar em quantidade de gramas, porque depende do quando ele consome durante o dia. Por isso, a importância de buscar um profissional para avaliar uma alimentação ", reforça a especialista.

"O arroz é um alimento tão básico e tão fácil de fazer. É uma grande fonte de calorias e energia, além de ser barato e fácil de preparar. Para errar o arroz, ou você é muito importante, deixando-o empapado, ou não segue como medidas ou muito, muito divertido, que seja muito salgado "- Gisele Pontaroli Raymundo, nutricionista e professora de curso de nutrição da PUCPR.

Nenhum comentário: