quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O QUE É MACUMBEIRA? VOÇE SABE O QUE É RECO-RECO? SAIBA O QUE É UM "DESPACHO"

Resultado de imagem para despacho de macumba

Macumbeira é classificado como um adjetivo e substantivo feminino. O termo se relaciona com a palavra macumba, que por sua vez, acredita-se ter surgido através do povo africano Banto, mas sem uma definição específica, pendendo entre um instrumento musical, uma deidade ou “magia”.

O que é Macumbeira:

O significado de Macumbeira é conhecido no Brasil como a pessoa que é praticante da macumba.

Resultado de imagem para TERÇO VERMELHO CANDOMBLÉ

Porém, seu conceito original se atribui a uma madeira proveniente de uma árvore nativa do continente africano, sagrada para aquela região, pois a tribo realizava seus rituais de homenagens aos mortos, além de realizar confraternizações por conquistas e agradecimentos aos orixás pelos seus alimentos.

A árvore, quando em solo brasileiro, também era usada pelos escravos como o local de reunião para homenagear os orixás e matar a saudade da terra natal.

De todo modo, macumbeira (ou macumbeiro, para o sexo masculino), como significado original, descreve a pessoa que toca o reco-reco, instrumento musical de percussão construído a partir desta madeira (macumba).

Resultado de imagem para o que é macumbeiro

Este tipo de instrumento musical é utilizado em cerimônias de certas religiões afro-brasileiras, como é o caso do candomblé e da umbanda. O instrumento é consagrado e a vibração correta e o tipo de batida são fundamentais para o ritual.

Por isso, o significado real do termo macumbeira é a pessoa que toca um instrumento de percussão, como o atual reco-reco (ou o atabaque, que também é de origem africana).

É claro que a palavra macumbeira, hoje em dia, é utilizada como uma forma até pejorativa (confundindo o que um macumbeiro faz realmente) para designar cada uma das pessoas das religiões de origem afro-brasileira, que ganham influência das religiões católica e espírita, além do ocultismo e dos cultos ameríndios. Para muitos, a macumba é uma ramificação do candomblé.

Essa nova conceituação do termo “macumbeira” e da própria macumba começou ainda na primeira metade do século XX, quando as igrejas neopentecostais e outros grupos cristãos consideraram que a prática de religiões como a umbanda e o candomblé era profana – e, por isso, com o tempo, as manifestações destas religiões passaram a ser tratadas como “macumbas”.

Estas seriam as oferendas, chamadas também de “despachos”. As oferendas são destinadas a um espírito ou entidade para que se obtenha o favor pretendido/desejado. Para determinada religião, acredita-se que o espírito poderá escolher, como oferenda, alimentos, velas ou bebidas. O local em que se realiza o despacho é variável e sempre possui um significado diferente.

Macumbeira, nessa “visão”, seria a mesma coisa que uma feiticeira, quiromante, bruxa ou adivinha.

Com esse sentido, vem a questão sobre qual o significado de sonhar com macumbeira. Este tipo de sonho pode abordar que alguém pode estar fazendo uma oferenda para a pessoa, bem como trazer um sinal de que há algum segredo muito importante que não será revelado, pois há muito medo sobre o que iriam pensar sobre ele.

Um sonho pode trazer várias interpretações, por isso é necessário prestar atenção em todos os detalhes pertinentes.

Macumba em inglês é traduzido como witchcraft ou black witchcraft.

Macumbeira em inglês, por sua vez, é witch (ou wizard, para masculino) ou sorcerer.

Existe a expressão “chuta que é macumba” que se traduz como “Kick it, it’s witchcraft!”, o que demonstra o lado pejorativo da macumbeira e da macumba.
Sinônimos de macumbeira
Feiticeira
Adivinha
Bruxa
Profeta
Vidente
Encantadora
Madingueira
Sedutora

Nenhum comentário: