quinta-feira, 10 de agosto de 2017

IBGE APRESENTA EM ANGICOS PLANO DE EXECUÇÃO AGROPECUÁRIO 2017


Funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram nesta manhã de quarta feira, dia 09 de Agosto nas dependências da Câmara de Vereadores de Angicos para uma comissão representativa de entidades local o plano de execução de Censo Agropecuário 2017.

No Censo Agropecuário 2017 Todos os estabelecimentos agropecuários do país – estimados em 5,3 milhões de propriedades pelo IBGE -, serão visitados por 18,8 mil recenseadores, do dia 1º de outubro de 2017 até 28 de fevereiro de 2018. Os resultados preliminares serão divulgados entre março e abril de 2018.

A “veracidade das informações fornecidas será fundamental para um diagnóstico correto” da situação da agropecuária. As informações prestadas pelo produtor são sigilosas. No questionário elaborado pelo IBGE estarão perguntas como o tipo de produção, as condições de plantio, infraestrutura e mão-de-obra empregada.

Estiveram presentes na reunião representando as entidades angicanas a Vereadora Katia de Deda representando o Poder Legislativo, o Secretario Interino de Agricultura do Município de Angicos Ivan de França, as Extensionista Rurais da Emater Brígida e Micheline Torres e o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Angicos Almir Medeiros.

Durante a reunião os funcionários do IBGE Ialey Araújo Coordenador de subárea e Coordenador de área Jaílson Filgueira mostraram todo o cronograma de execução do censo agropecuário 2017 em Angicos que terá inicio no dia 1º de outubro de 2017 indo até mês de fevereiro do ano de 2018.

Para Angicos serão contratados pelo IBGE mediante processo seletivo realizado recentemente pela estatal federal 12 Agentes Censitários que farão a coleta dos dados em toda a zona rural de Angicos, comtemplando sítios e fazendas.

Teremos ainda um Coordenador Municipal que ficará responsável pelo recebimento dos dados de campo e, por conseguinte repassa-los para o IBGE. A central funcionará na sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Angicos.

“É importante que todos os proprietários de estabelecimentos rurais de Angicos recebam os recenseadores que estarão caracterizados para fazer tal serviço e que a fidelidade dos dados passados por esses proprietários beneficiará num futuro próximo as ações do governo no município de Angicos, podendo ocasionar o melhoramento nas ações junto a zona rural”, disse-nos Jaílson Filgueira Coordenador de área do IBGE para região de Angicos.

Além de serem parceiras do IBGE na realização do censo agropecuário 2017 as entidades participantes deste encontro para apresentação de como o censo será executado em Angicos estas entidades formam uma comissão que acompanhará todo o desenrolar deste garantido assim a total lisura do processo.

A comissão municipal ficou composta pelos seguintes membros:

Katia Silene da Silva (Katia de Deda): Representante da Câmara de Vereadores de Angicos.

Almir Medeiros: Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Angicos.

Brigida e Micheline Torres: Representantes da EMATER – RN.

Ivan de França: Representante do Pode Executivo Municipal.

Rogério Magno: Representante da Rádio Comunitária Cabugi Central

Mosar Araújo: Representante do Blog Angicos Verdade.

e Rosana Souza da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Angicos.



FONTE: Blog Angicos News

Nenhum comentário: