segunda-feira, 7 de agosto de 2017

EX DIRETORA DA 8ª DIRED, PROFESSORA SONIA PEREIRA EMITE NOTA DE AGRADECIMENTO A TODA EQUIPE - "SEMPRE FOMOS ÉTICOS E RESPONSÁVEIS NAS TAREFAS DESEMPENHADAS", DISSE SONIA

         NOTA DE AGRADECIMENTO

“Trago dentro do meu coração, como num cofre que se não pode fechar de cheio, todos os lugares onde estive, todos os portos a que cheguei, todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias, ou de tombadilhos, sonhando. E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero...” (Álvaro de Campos)

É tempo de seguir adiante! A hora é propícia para (re)organizar as ideias e preparar o tempo e, de coração aberto, agradecer a cada um dos senhores e senhoras, que sob a nossa liderança, fizeram acontecer, no território da 8ª DIRED, as ações, os projetos, os programas, as metas e estratégias que norteiam o nosso olhar pedagógico, na perspectiva do querer: Ser, Aprender, Ensinar, parafraseando Paulo Freire “estar sendo...”, sempre, pessoas capazes.

Estivemos, a Equipe Dirediana, os(as) Gestores(as) Escolares e eu, juntos, um tempo à frente da 8ª DIRED. Houve para nós um início, em março de 2015, e, agora, passados quase 03 anos, o tempo se inverte e anuncia o término do que, então, começara.

A entrada, a cada manhã, em nosso espaço de trabalho prazeroso, em todos os aspectos, constituiu para mim momentos inesquecíveis de aprendizados e ensinamentos. Conseguimos realizar uma Gestão pautada nos princípios éticos, com altivez e compromisso, buscando sermos justos, e corresponsáveis pelas demandas institucionais dos projetos, programas, ações estratégicas que nos recomendava a Secretaria de Estado da Educação.

Nossa missão foi guiada pela responsabilidade social, educacional, porque procuramos priorizar o foco da gestão no pedagógico. A Equipe Dirediana e as de Gestores (as) Escolares, juntamente com as de coordenadores pedagógicos não descuidaram em nenhum momento das tarefas que promovem o ensino com a aprendizagem de qualidade dos nossos estudantes. Disso não abrimos mão.
Ao longo desses anos (quase 3), eu gostaria de enfatizar que, o esforço foi incessante no objetivo de fazer uma gestão democrática, austera e participativa, e, mesmo quando advieram alguns momentos de fortes turbulências institucionais e políticas, nós podemos dizer que realizamos, junto com a SEEC, um trabalho ético, responsável e relevante dentro das possibilidades existentes.

Eu gostaria de compartilhar com os nossos colegas servidores(as) da SEEC, os momentos de alegrias, vitórias, quando conseguimos pautar, encaminhar, e resolver as pendências dos nossos companheiros de trabalho. Nesse tempo, tentamos alocar cada qual no seu espaço, conseguimos com seriedade acompanhar de perto as licenças, as aposentadorias, sobretudo, a convocação e encaminhamento de novos professores da rede.

Não seremos uma grande região, fincada no território semiárido do Rio Grande do Norte, se a educação não se tornar uma prioridade nacional, se os investimentos não acontecerem no momento certo, o Brasil de nossos sonhos estará, para sempre, adiado. Porém, o desafio de propagar a elevação da educação enquanto vetor de mudanças vai muito além da responsabilidade estatal, esta deve estar intrínseca em cada indivíduo e em cada ato de cidadania que praticamos diariamente na busca por uma sociedade mais crítica, livre, justa e igualitária. Não há outro caminho para iniciar esse processo, senão por meio da educação, que segundo Mandela, “... é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Profundamente agradecida, eu me dirijo agora à equipe de trabalho com quem tive a honra de compartilhar a Gestão da 8ª DIRED e dizer que APRENDI muito com cada um. Os méritos atribuídos ao nosso trabalho são consequência lógica do quanto cada um deu de si para atingir o objetivo traçado, sendo sempre éticos e responsáveis nas tarefas desempenhadas. Fomos uma equipe NECESSÁRIA para as transformações que estão acontecendo na política educacional da SEEC e isso é inegável.

De modo especial, quero agradecer à minha querida Secretária de Estado da Educação – Professora Claudia Santa Rosa, juntamente com os seus auxiliares mais próximos; à Secretária Adjunta, professora Mônica Guimarães, a quem devoto todo o meu carinho e admiração; o Subsecretário, professor Marino Azevedo e auxiliares pelo empenho na busca de nos ajudar a fazer a gestão da 8ª DIRED. Tenho o dever de dividir com VOCÊS cada uma das decisões tomadas, cada uma das ações, dos encaminhamentos e tudo o que foi realizado e/ou está em processo de construção, pois de maneira contundente não pouparam esforços para tornar possíveis as incontáveis solicitações recebidas.

De forma também especial, quero ofertar minha gratidão à professora Raimunda Gomes, pela oportunidade, confiança e absoluto apoio à nossa gestão. Sigo tranquila, tendo plena consciência de ter trabalhado com lisura, zelo, dedicação e empenho.

Portanto, de cabeça erguida e coração cheio de gratidão, encerro esse ciclo, na convicção de que muito, mas muito mesmo, foi feito e de que nossa parcela de contribuição para o desenvolvimento da educação desta regional foi de grande valia e essa felicidade supera em demasia os percalços insurgidos no meio da caminhada, que porventura nos impediram de concluir alguns planos. Despeço-me com o firme propósito de continuar servindo à educação da nossa região, como iniciei há 32 anos e rogo a Deus para que quem agora me substitui tenha muita força, coragem e êxito na empreitada e, que, no mais, contem sempre, sempre comigo, pois o cargo é passageiro, mas a missão é permanente.  Muito obrigada!!!

Sonia Maria Pereira - Professora

Nenhum comentário: